Idioma:

Idioma:

O Escritório Reconhecimento Atuação Clientes Equipe Publicações Contato

O Escritório

Ráo & Lago Advogados é um  escritório que atua exclusivamente  na área criminal, em todo tipo de causa,  com destaque para as de alta complexidade.  É formado por advogados especialistas com  renome no mercado, como as sócias titulares  Sônia Cochrane Ráo, com mais de 35 anos de experiência em Direito Penal, e Natasha do Lago, que, além de atuar na área criminal há mais de 10 anos, possui conhecimentos em Direito Bancário e em mercado de capitais. O escritório também conta com o talento e dedicação da  advogada Marina Chaves Alves, que possui mais de 15 anos de atuação como criminalista.

Fundado em 1987 por um dos maiores advogados criminalistas do País e ex-Ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, Ráo & Lago Advogados se destaca por sua equipe qualificada,  atendimento personalizado e cuidado extremo com  acompanhamento e diagnóstico de cada caso.

O escritório alia recursos tecnológicos a um trabalho minucioso e individualizado. A discrição e a relação próxima da equipe com os clientes são diferenciais que tornam Ráo & Lago Advogados ainda mais admirado no mercado.

Reconhecimento

As atividades do escritório são orientadas por rigoroso compromisso ético, essencial na área criminal. A criteriosa prestação de serviços de advocacia contenciosa e consultiva é fruto da atuação de uma equipe juridicamente qualificada e constantemente atualizada.

Legal 500
2024, 2023 e 2022

Leading Individual SÔNIA RÁO

Legal 500
2024, 2023 e 2022

Next Generation Partner NATASHA DO LAGO

Legal 500
2024, 2023 e 2022

Leading Firm – White-collar crime

Legal 500
2024

Recommended Lawyers

MARINA CHAVES ALVES, GIOVANNA TAVOLARO e TARSILA TOJAL

LEADERS LEAGUE
2023, 2022, 2021 e 2020

Excellent, Highly Recommended Firm

LEADERS LEAGUE
2020

Rising Star em Direito Penal Empresarial NATASHA DO LAGO

Análise Advocacia
2023, 2022, 2021, 2020, 2019, 2018, 2016, 2011, 2010 e 2008

Escritório de Direito Penal mais admirado

ANÁLISE ADVOCACIA
2018-2023

Advogada mais admirada em Direito Penal NATASHA DO LAGO (2018 e 2022) e SÔNIA RÁO (2019)

Advogada mais admirada no setor econômico Serviços Ambientais e Saneamento NATASHA DO LAGO (2018, 2020-2022)

GALERIA

Atuação

Ráo & Lago Advogados soma mais de 30 anos de experiência em Direito Penal, com importante atuação em advocacia contenciosa e consultiva para todos os tipos de ilícitos criminais, inclusive com a preparação de pareceres e opiniões legais.

Com presença em todo o território nacional, por meio de correspondentes e advogados próprios, o escritório desenvolve um trabalho personalizado e de excelência. Os casos são estudados em profundidade por advogados experientes e reconhecidos, que atuam de modo rápido, preciso e eficaz no diagnóstico, tramitação e defesa dos interesses dos clientes.

O escritório possui estrutura completa para acompanhar o andamento de Inquéritos Policiais e Processos Criminais junto a Delegacias de Polícia, Ministério Público, Justiça Estadual, Justiça Federal e Tribunais Superiores.

Também conta com larga e exitosa experiência na gestão jurídica de crises e realiza, ainda, assessoria em due diligence para processos aquisição de empresas ou aperfeiçoamento de procedimentos de controle internos.

Clientes

Ráo & Lago Advogados atende clientes nacionais e internacionais. A equipe de advogados do escritório possui ampla experiência na área criminal, com foco em questões empresariais.

Considerando que, no direito criminal, apenas existe responsabilidade penal para pessoas jurídicas em crimes ambientais, os clientes representados geralmente são pessoas físicas, como executivos de empresas com algum problema decorrente de suas atividades.

Além de pessoas físicas, Ráo & Lago Advogados atende bancos, corretoras, distribuidoras de títulos e valores mobiliários, multinacionais, construtoras, incorporadoras, empresas de saneamento, entre outras.

Equipe

Sônia Cochrane Ráo
Sônia Cochrane Ráo
VER MAIS

Sócia do escritório desde 1990, Sônia Ráo possui mais de 30 anos de atuação no diagnóstico, na defesa e no aconselhamento em investigações e ações penais, muitas delas de grande repercussão. Possui sólida experiência em todas as áreas do Direito Penal e, especialmente, com acusações que envolvam criminalidade empresarial, como corrupção, lavagem de dinheiro, crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, sonegação fiscal e crimes ambientais.

Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Sônia integrou a Comissão de Direitos Humanos e de Prerrogativas da Seccional Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/SP e o Conselho Deliberativo do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD). Foi conselheira da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e da Associação dos Advogados Criminais de São Paulo (ACRIMESP). 

Faz parte da comissão julgadora do Instituto Innovare, que premia anualmente práticas transformadoras no sistema de justiça brasileiro.

Integra o Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) e o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM).

Idiomas
Inglês

Natasha do Lago
Natasha do Lago
VER MAIS

Natasha do Lago atua na defesa e aconselhamento em investigações e ações penais em todas as áreas, várias de grande repercussão e, especialmente, em situações que envolvam crimes financeiros, lavagem de dinheiro, crimes ambientais, tributários, contra o mercado de capitais e contra a Administração Pública.  Possui também experiência com crimes contra a honra, Lei de Drogas, Lei de Licitações e crimes contra a organização do trabalho.

Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Natasha é Mestre em Direito Penal também pela USP, Especialista em “Lavagem de dinheiro, crimes tributários e outros” pela Fundação Getulio Vargas (FGV/SP) e Doutoranda em Direito Penal pela USP. Integra a Segunda Turma Julgadora do Conselho de Prerrogativas da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP).  É membra do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) e do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM).

É autora de “Corrupção internacional: aspectos jurídicos”, publicado em 2020 pela Lumen Juris, e foi professora do Insper.

Idiomas
Inglês e francês

Marina Chaves Alves
Marina Chaves Alves
VER MAIS

Marina atua há mais de 15 anos na defesa e aconselhamento em investigações e ações penais em todas as áreas, várias de grande repercussão. É especializada em casos que envolvam delitos financeiros, tributários e lavagem de dinheiro, bem como em crimes contra a Administração Pública. Possui também experiência com celebração de acordos e na atuação como assistente de acusação.

Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Marina é especialista em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra e em Compliance pelo Instituto de Direito Penal Econômico Europeu.  Integra a Primeira Turma Julgadora do Conselho de Prerrogativas da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP).  É membra do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) e do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM).

Idiomas
Inglês

Tarsila Tojal
Tarsila Tojal
VER MAIS

Tarsila Tojal atua em investigações e ações penais, incluindo operações de grande repercussão, especialmente em situações que envolvam crimes contra a Administração Pública, crimes ambientais, tributários e previstos na Lei de Licitações. Também possui experiência com crimes contra o patrimônio, crimes falimentares, crimes contra a honra e contra a dignidade sexual, crimes descritos no ECA e Lei de Abuso de Autoridade.

Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Tarsila é mestre e doutoranda em Direito Penal também pela USP. Também é pós-graduada pela Universidade de Salamanca em matéria de corrupção, delinquência organizada e terrorismo e autora da obra “Corrupção e princípio de ‘ne bis in idem’”.

Tarsila integra o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e o Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD). Compõe o corpo editorial da Revista de Direito Penal Econômico e Compliance (RDPEC) e, em 2022, foi Assessora da Presidência do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM).

Em 2018, Tarsila recebeu os prêmios “Melhor Tese de Láurea do Ano Acadêmico de 2017” e “Melhor Aluna do Período Diurno da Turma 186”, ambos pela Faculdade de Direito da USP.

Idiomas
Inglês, italiano, alemão e francês

Giovanna Tavolaro
Giovanna Tavolaro
VER MAIS

Giovanna Tavolaro atua em investigações e ações penais, especialmente em situações que envolvam lavagem de dinheiro, crimes patrimoniais, financeiros, tributários e crimes contra a Administração Pública. Também possui experiência com crimes contra a honra, Lei de Drogas e Tribunal do Júri.

Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Giovanna é pós-graduada em Direito Penal Econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV/SP) e em Compliance Empresarial e Gestão de Riscos Corporativos pela Fundação Getulio Vargas (FGV/SP). Integra o Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD).

Idiomas
Inglês e espanhol

Rodolfo Carvalho
Rodolfo Carvalho
VER MAIS

Rodolfo Carvalho atua em investigações e ações penais, especialmente em situações que envolvam crimes econômicos e ambientais.  Possui também experiência com crimes patrimoniais, lavagem de dinheiro, crimes financeiros e Lei de Drogas.

Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Rodolfo integra o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e o Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD).

Idiomas
Inglês

Gabriel Almeida
Gabriel Almeida
VER MAIS

Gabriel atua em investigações e ações penais, especialmente em situações que envolvam crimes contra a Administração Pública e crimes tributários. Também possui experiência com crimes contra o patrimônio, crimes ambientais e crimes contra a honra.

Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Gabriel integra o Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD).

Idiomas
Inglês

Publicações

VER TODAS
Corruption Charges in Brazil: Dwindling, but Alive
Natasha do Lago
Capítulo aborda temas de interesse envolvendo crime de corrupção no Brasil e possíveis desenvolvimentos para 2024.
A arte no banco dos réus: moral e política ditam a censura judicial no Brasil
Gabriel Almeida
Texto reflete sobre a produção artística brasileira e a necessidade constante de reafirmar a livre expressão do pensamento e a liberdade de criar novas formas de arte ou de utilizá-la para manifestação crítica.
Crimes e segregação patrimonial envolvendo ativos virtuais
Natasha do Lago, Isac Costa
Artigo analisa obrigatoriedade de segregação patrimonial para prestadoras de serviços de ativos virtuais.

Responsabilidade social

Os advogados do escritório têm forte compromisso social e são engajados em eventos e projetos do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) e do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM).

Para promover acesso à justiça de instituições sociais ou população vulnerável, garantindo seu direito de defesa, Ráo & Lago Advogados atua com diversas iniciativas pro bono, como mutirões carcerários, além de patrocinar projetos de inclusão racial e de gênero.

Como parte dessas iniciativas, a sócia-fundadora Sônia Cochrane Ráo integra ainda a comissão julgadora do Instituto Innovare, que premia anualmente práticas transformadoras no sistema de justiça brasileiro.

Contato

Telefone

+55 11 3372 7800

Email

contato@raolago.com.br

Endereço

Alameda Itu, 852 - 2º andar
São Paulo, SP - Brasil
01421-001